Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO
Biblioteca Aderbal Nunes Freire

Biblioteca

Essencialmente especializada na área jurídica, seguimos incorporando ao acervo  outras áreas ligadas as ciências sociais aplicadas, ao desenvolvimento humano e a literatura.

Inaugurada em 03 de dezembro de 1971, na gestão do Presidente Ubirajara Índio do Ceará, passou por reforma em 2006  recebendo o nome do jurista Aderbal Nunes Freire,  que foi professor da Faculdade de Direito da UFC e advogado militante na área trabalhista.

-> Acervo, serviços e localização

Consulta Ao Acervo

Manual do Usuário

Guia rápido para consultas, renovações, reservas, assuntos de interesse, histórico etc.





Destaques do Acervo

Biblioteca Aderbal Nunes Freire

  • Aderbal Nunes Freire

    Essencialmente especializada na área jurídica, seguimos incorporando ao acervo  outras áreas ligadas as ciências sociais aplicadas, ao desenvolvimento humano e a literatura.

    Inaugurada em 03 de dezembro de 1971, na gestão do Presidente Ubirajara Índio do Ceará, passou por reforma em 2006  recebendo o nome do jurista Aderbal Nunes Freire,  que foi professor da Faculdade de Direito da UFC e advogado militante na área trabalhista.

  • MISSÃO

    Disponibilizar recursos e serviços informacionais voltados ao estudo e a pesquisa, visando contribuir na formação, capacitação, educação continuada e desenvolvimento humano dos Magistrados e Servidores, bem como estimular   o gosto pela leitura, a qualidade de vida,  produção e o compartilhamento de informações e conhecimentos no TRT 7ª Região.

  • Acervo

    O acervo é composto por obras jurídicas, com ênfase na área de direito e processo do trabalho, e nas disciplinas relaciondas ao direito como filosofia, sociologia, psicologia, história, administração, dentre outras. Seguindo uma  tendência em que as bibliotecas precisam atuarem como  equipamentos culturais criativos, modernos  e  inovadores, trabalhamos para  propiciar novas interatividades, comunicabilidades e sociabilidades. Nessa perspectiva, fomos   diversificando o acervo e inserimos coleções de literatura brasileira, estrangeira, literatura infantil, psicologia aplicada, biografias, e outras obras cuja proposta é o entretenimento, a cultura geral e o desenvolvimento humano abrangendo textos biblioterápicos.

  • Serviços

    CADASTRO DE USUÁRIO

    Para ter acesso ao empréstimo de livros, faça ou atualize o seu cadastro de usuário(a) da Biblioteca no balcão atendimento localizado no andar térreo.

    Documentos necessários:

    Servidor: E-mail, ramal, lotação;

    Estagiário/Terceirizado: Termo de compromisso e responsabilidade, cópia do contrato;

    EMPRÉSTIMO E RENOVAÇÃO

    Para utilizar o serviço de empréstimo e renovação de obras é necessário o cadastro atualizado na Biblioteca e a apresentação do nome ou matrícula no balcão de atendimento.

    O catálogo de títulos e exemplares está disponível no sistema SIABI. Basta clicar no "Consulta ao Acervo", aqui no site;

    A reserva só poderá ser efetuada caso a obra esteja emprestada;

    A confirmação da reserva será feita por e-mail, após a solicitação estará reservada por até 48h;

    O empréstimo será concedido somente aos usuários cadastrados na Biblioteca e que não estejam suspensos;

    O número máximo de obras emprestadas simultaneamente por usuário(a) é de até 10 (dez) títulos, a depender do usuário;

    O prazo de devolução das obras emprestadas é de até 20 (vinte) dias corridos, contados da data da retirada, a depender do usuário;

    Cada livro pode ter o empréstimo renovado por até 4 (quatro) vezes. O usuário não poderá renovar o empréstimo caso haja reserva anterior do mesmo exemplar.

    Saiba mais!

    O empréstimo é pessoal e intransferível e cada usuário(a) será responsável pela guarda e conservação do material emprestado em seu nome;

    Para acervo perdido, deteriorado ou incompleto, o usuário deverá substituir a obra pelo mesmo título, preferencialmente exemplar da mesma edição, podendo ser com uma edição atualizada;

    O atraso na devoluçao da obra acarreterá na suspensão do serviço de empréstimo para o usuário por igual período do atraso na devolução, sendo a suspensão proporcional à quantidade de obras tomadas por empréstimo.

    OUTROS SERVIÇOS

    Empréstimo de obras via malote para os Magistrados e Servidores lotados no Fórum Autran Nunes e Varas do Interior;

    Serviço de pesquisa jurídica pronta(PJP) para Magistrados e Servidores;

    Atendimento;

    Ações culturais programadas e em parceria com outras unidades;

    Serviço de treinamento do usuário;

    Biblioteca Livre;

    Assessoria Bibliográfica;

    Disponibilização de Plataformas Digitais, Espaço de Leitura e Espaço Reunir;

    Assessoria a comissões e comitês.

    DOAÇÃO

    A Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região TRT7 pode receber doações, a depender das condições de preservação, uso e critérios de seleção, reservando-lhe o direito de não integrá-las ao acervo. Além disso, poderá fazer parte da Biblitoeca Livre, e caso não integre ao acervo participará da campanha permanente de doação de livros para Instituições filantrópicas. Mais informações: biblioteca@trt7.jus.br

  • Horário de Funcionamento

    7:30h às 15:30h

  • Localização

    Biblioteca Aderbal Nunes Freire, Aderbal Nunes Freire, AV. Santos Dumont, 3384, Aldeota, Fortaleza/Ce, telefone: (85) 3388-9399